Do que se trata o tal do NPK?

Ok, ok, não é sobre viagem, mas é sobre algo que eu gosto também: plantas.

Cuidar de plantas é um ótimo hobbie, relaxa, descansa a mente e nos faz viajar enquanto estamos dando os devidos cuidados a elas. Muito bom para quando não estiver viajando!

Uma questão que surgiu quando comecei a brincar com minha hortinha em vasos foi como adubar. Pesquisando sobre fertilizantes, vi que sempre falava-se no tal do NPK. Então, resolvi compartilhar com vocês o que aprendi sobre isso.

Essa sigla está em quase todas as embalagens de tudo relacionado a plantas: compostos, fertilizantes, adubos e outros produtos. Sempre com números associados a cada uma dessas letras. Às vezes zeros e às vezes frações de números inteiros. Às vezes são todos iguais, mas geralmente não são.

A divisão básica é parecida com esta: As letras NPK representam 3 dos nutrientes mais necessários, que as plantas precisam para viver e crescer. Há outros que são essenciais, mas estes são os mais importantes: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). Os números representam as quantidades, percentual ou proporção que cada um dos nutrientes pode ser encontrado em um determinado produto.

Outros macronutrientes importantes que você pode encontrar listados incluem Magnésio (Mg), Enxofre (S) e Cálcio (Ca). Além disso, há todo um grupo de micronutrientes, mas vamos supor, por enquanto, que uma boa dose de composto, cobertura morta ou molde de folha fornecerá o que precisamos deles.

Para saber mais sobre o NPK, clique aqui e veja um artigo mais completo sobre o assunto. Aliás, esse blog do link tem muita informação boa, recomendo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que escrever no primeiro post?

Barcelona, uma linda cidade